quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Interpretando um Orc em Azeroth!

Saudações, leitores.

Na intenção de melhorar o entendimento de todos no que diz respeitos aos meandros da história de Azeroth, estou oficialmente xupinhando material do excelente PORTAL WOW. Existe uma coluna chamada “jogando de...”, que procura dar dicas interpretativas pra quem joga RPG de mesa ou faz RP online. Vou deixar o post no original e espero que não exista muita confusão com os nomes, que estão em ingles. Hoje vamos com os Orcs!

Para conhecer as regras para se jogar com Orcs de Azeroth, adaptadas para o Asgard RPG, CLIQUE AQUI!


Escrito por Granfino:



Os Orcs são uma das raças mais famosas do World of Warcraft, como tal é também uma das mais frequentes na Horda.
Além disso, foram os orcs que motivaram a criação da Horda e também foram eles que trouxeram a grande rivalidade entre Orcs e Humanos para Azeroth. Com papéis tão importantes, é fácil criar histórias de Orcs.
Como se não bastasse, no Cataclysm os Orcs também receberam grandes mudanças em sua estrutura, afinal, até seu mais famoso herói mudou de ramo, deixando eles sob liderança de um orc nada parecido com seu antecessor.


Características
  • O instito dos orcs são quase selvagens, seja para proteção sua ou de sua família, não hesitarão em atacar até matar seu inimigo.
  • Orcs vivem em comunidades de clãs, e a maior vergonha para um orc é ser obrigado a se exilar por não ter honra com seu clã.
  • Os orcs peões são vistos pelos próprios orcs como uma raça inferior de orcs.
  • A coisa mais valiosa para os Orcs é sua Honra, em primeiro lugar a Honra de seu clã e em segundo a honra própria.
  • Orcs são hospitaleiros com seus amigos, e possuem uma amizade racial com os taurens.
  • Orcs Machos e Fêmeas não possuem diferença na sociedade orc, ambos podem fazer parte de qualquer área da sociedade sem limitações ou discriminação.
  • Quando dentro de vilas de clã, as crianças são consideradas filhos de todos e não é só responsabilidade de seus verdadeiros pais.
  • Um antigo costume Orc ainda existe em alguns clãs, o de afogar bebês que nascem frágeis ou doentes.
  • Assim como, alguns clãs ainda possuem sistema de escravidão.
  • Os Shamans são classes importantes na sociedade dos Orcs. Já os Warlocks são apenas aturados.
  • Os orcs velhos são sempre reverenciados e os antepassados são sempre lembrados.
  • Orcs não se desculpam de erros passados e nem exigem desculpas de seus inimigos.

Língua
Segunda a história, os Orcs conhecem o Common e o Orcish. Este segundo é o único disponível para eles in-game e é também a língua oficial da Horda.
O Orcish é uma mistura de Common com runas, suas palavras se repetem bastante e seu significado é baseado no contexto. Além disso, para dar ênfase, no Orcish se repete a palavra várias vezes, sempre aumentando a força da voz.

Alguns Nomes
A maioria dos nomes orcs vem de palavras quase desconhecidas ou que só possuem significado para a família. Não há sobrenomes, no lugar os orcs usam a descrição de algum grande feito que fizeram ou carregam o nome do clã. Há raras exceções em que um orc pode carregar o sobrenome do pai, mas apenas quando este ainda mantém a lenda do nome viva.
  • Nomes Masculinos: Grom, Thrum, Drog, Gorrum, Harg, Thurg e Karg.
  • Nomes Femininos: Groma, Hargu, Igrim, Agra, Dragga e Grima.
  • Nomes de Família: Doomhammer, Deadeye, Forebinder, Elfkiller, Skullsplitter, Axeripper, Tearshorn, Fistcrusher, Nosebasher e Scruton.

Criando Sua História

Garrosh Hellscream
Com o Cataclysm, Thrall passou a liderança da Horda para Garrosh Hellscream. Esse novo warchief pensa de forma completamente diferente de Thrall, não está nem aí para democracia e para o mundo, mas tudo que faz é para aumentar a força da Horda.
Como seu personagem lida com essa mudança? Ele aprova essa mudança ou ele acha que um warchief de outra raça seria melhor? Ele prefere pensar como Thrall, mais diplomático, ou como Garrosh, mais guerreiro?

Guerras E Mais Guerras
Com esse espírito guerreiro de Garrosh, mais e mais guerras assolam a Horda e a Aliança. Em Ashenvale, The Barrens, Stonetalon Peaks e Twilight Highlands, as batalhas são intensas, e a Horda precisa cada vez mais de suprimentos.
Seu orc participa ou participou de alguma dessas guerras? O que ele acha delas? A Horda realmente precisa desses territórios? Compensa o número de vidas perdidas nessa guerra?

Orcs Em Primeiro Lugar
Garrosh lidera a Horda como um todo e sabe que precisa de todas as raças juntas, mas a verdade é que despreza elas. Principalmente trolls e undeads, com quem teve grandes desavenças recentemente. Apesar do duelo que teve com o líder dos Taurens, Garrosh ainda considera eles os únicos dignos de terem força para combaterem junto aos Orcs.
Como isso afeta seu Orc? Ele concorda com esse pensamento? Como ele vê essas raças “frágeis”, segundo Garrosh? Ele passou a ver elas de forma diferente após a liderança de Garrosh?


Amiguinhos Dos Dragonmaws
clã Dragonmaw é um dos mais mau vistos dentro da sociedade orc, pois nunca se uniram à nova Horda e sempre se mantiveram do lado de grandes vilões que queriam destruir Azeroth. Mas no Cataclysm, Garrosh resolveu recebê-los de braços abertos para reforçar suas tropas em Twilight Highlands.
Seu personagem se sente mal com isso? Ou ele nem sabia da existência desse clã? Dizem que orcs não pedem desculpas nem exigem desculpas de seus inimigos, isso é válido para esse caso?

• • •

Os orcs sofreram uma grande mudança em sua sociedade. Não só eles, como a Horda em geral. De um líder democrático e companheiro, para um líder guerreiro e que guia com mão-de-ferro, um verdadeiro tirano… quase um ditador.
Com certeza você estará do lado da Horda, mas estará do lado de Garrosh e sua nova Horda? Escolher um lado nessa história será fundamental para seu personagem, pois quando as coisas mudarem novamente, se é que um dia mudarão, seu personagem não poderá voltar atrás em suas escolhas!

6 comentários:

  1. Mais um excelente pergaminho!

    E como um amigo meu disse semana passada: "Os orcs de Azeroth são em geral mais honrados do que os humanos..."

    ResponderExcluir
  2. Apenas para registrar, sou um grande admirador de Thrall, e espero que ele retorne, ou que Baine Casco Sangrento de algum modo assuma o comando da Horda antes que o tolo Garrosh coloque tudo a perder.

    Na história de Baine "As our fathers before us" ficou bem claro que Garrosh, apesar de grande guerreiro, não tem condições de liderar de forma produtiva a Horda.

    ResponderExcluir
  3. Com razão, Odin. Thrall justifica-se alegando que a Horda precisava de um líder forte naquele momento, o que não significa sua permanência quando as atribulações do cataclismo terminarem. Mas, no fim das quantas, é essa situação perigosa que acabava deixando o jogo rico e, surpreendentemente, político!

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo. Outro impasse interessante é o que ocorre no Conselho dos Três Martelos; gosto muito dos Barba Bronze e dos Martelos Selvagens, e parece que apesar das divergências, eles partilham diversos valores em comum mas os anões do clã Ferro Negro...

    ResponderExcluir
  5. Nada melhor do que boiar completamente em um assunto...rs!

    ResponderExcluir