quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Quão Grande é Azeroth?



Esta é uma pergunta que eu sempre me fazia nos momentos em que tentei narrar um jogo ambientado em Azeroth. Infelizmente a única informação oficial que se pode considerar é a de que Azeroth teria o mesmo tamanho da Terra, mas os continentes de Kalimdor e dos Reinos do Leste ficam sem uma medida exata. Isso atrapalha um bocado, mas é certo que não devemos ser ingênuos e acreditar que Kalimdor tem o mesmo tamanho apresentado no World of Warcraft, já que lá pode-se atravessar tudo com algumas horas de jogo.


Parar piorar, o mapa geral não tem grandes detalhes e, mesmo que tivesse, não acredito que seria vantagem basear-se apenas nele. Temos que entender que a proporção do jogo é muito diferente da que deve ser apresentada em um jogo de RPG. Como dado comparativo, a cidade de Ventobravo (Stormwind) possui 25.000 habitantes, algo simplesmente impossível de entender caso você veja a cidade apenas pelo ponto de vista do jogo. Fora isso, nós temos os muitos romances ambientados em Azeroth e neles fica claro o fato do mundo não ser pequeno como no jogo, já que perde-se dias numa viagem dentro de Ashenvale, por exemplo.

Enquanto não temos dados oficiais, eu apelo para os cartógrafos amadores que eventualmente venham a ler o blog. Se puderem ajudar a colocar uma medida bacana no mapa, acho que poderemos usar um mapa geral para termos uma ideia aproximada das distância e depois os mapas aproximados do próprio wow como uma base para o que existe.

Fica ai o meu apelo. Até lá, vamos usando o bom senso para tentar entender estas viagens.

4 comentários:

  1. Puxa, considerações interessantes. O que se vê no jogo e o que seria "real" é muito diferente, claro, e isso torna uma adaptação algo mais difícil. Torço para que alguma alma piedosa desenhe um mapa com escalas para facilitar vosso trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Gronark, Deus do Sofrimento e Campeão do Chaos7 de outubro de 2011 às 14:05

    Posso não ser uma alma piedosa, mas sou uma alma CAÓTICA!

    Por respeito ao finado Arthas (que os deuses aberrantes do Chaos guardem sua alma), eu passarei um link com mapas e escalas de viagem logo abaixo, e só o que peço é que sacrifique uma dúzia de inocentes em nome dos poderes ruinosos do Chaos!
    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    http://greywolf.critter.net/wow/travel.htm

    ResponderExcluir
  3. Ora, ora, vejam só quem surgiu novamente dos reinos enlouquecedores de Pandemônio...

    Mas admito que teus conhecimentos acerca de certos cenários são realmente impressionantes, pérfido Campeão do Caos.

    ResponderExcluir
  4. Parece que nossos problemas se acabaram então. Só tenho a lhe agradecer, Gronark. E eu que fazia um juizo ruim de você. Hahaha!

    ResponderExcluir