História de Diablo

Existem muitas traduções desta longa história pela internet. Esta foi encontrada no site Diablo Brasil, as imagens foram colhidas por mim e algumas alterações também foram aplicadas ao texto. Ainda assim, por se tratar de uma leitura longa, pedimos aos visitantes que reportem algum erro, ou mesmo termo estranho, encontrado ao longo do texto. Basta enviar um texto para jnsbmm@gmail.com . Agradeço desde já.
 - J. Neves IV

O Início do Grande Conflito

Desde surgimento da realidade, os Céus supremos e os poços do Inferno travam uma guerra sem fim, por qualquer coisa de valor dentro dos dominios da Ordem e do Caos. Nenhum dos dois lados deteve muito controle por muito tempo, e na luta, acabavam destruindo muito do que buscavam dominar. Essa batalha é ficou conhecido Great Conflict e todos os eventos que seguiram, como The Sin War sucumbiram a ele.

A história começa com Inarius, um anjo poderoso e membro do Angiris Council. Cansado das lutas constantes, ele vê pouco sentido na guerra sem fim que estão travando contra o Inferno. Convencido de que deve haver outros como ele, tanto no Céu como no Inferno, Inarius começa a procurar outros indivíduos que compartilham seu ponto de vista sobre a guerra. Para sua surpresa, há muitos como ele, e junto com Lilith, filha de Mephisto, ele lidera um grande grupo. Juntos, eles rejeitam o Céu e o Inferno e buscam um novo lar para viver. Eles conseguem, e executam três tarefas que acabam mudando o curso da história:

  • A criação de Sanctuary, como um refúgio do Grande Conflito;
  • A criação de Nephalem, os primeiros humanos;
  • A criação da Worldstone.
Para proteger esse mundo do Ceu e do Inferno, a Worldstone foi criada. Ela atuava como uma barreira protetora, impedindo a entrada de Anjos e Demonios em Sanctuary. Como ela funcionava ainda é um mistério, mas funcionava.

As duas raças do Céu e Inferno tentavam conviver pacificamente no Sanctuary, e até acasalaram entre si, dando origem à primeira geração de seres humanos, os chamados Nephalem. Rapidamente ficou claro que os Nephalem eram tão poderosos quanto seus pais, e com potencial para serem muito, mas muito mais poderosos do que qualquer Anjo ou Demônio. Isso gerou discórdia entre os seres superiores. Inarius queria acabar com os humanos, pois para ele, representava uma ameaça à própria existência. Lilith, por outro lado, queria elevar os Nephalem a um exército poderoso, e fazê-los lutar contra o Céu e o Inferno. Lilith e Inarius começaram a lutar, e Inarius expulsou Lilith do Sanctuary, aprisionando-a em The Void e tomando Sanctuary para ele. Muitos Nephalem morreram nesse período, mas alguns sobreviveram, como Bul-Khatos e Rathma. Este último tornou-se servo de Trag’Oul, o dragão místico guardião de Sanctuary.

A Guerra do Pecado

Todos os louvores ao Diablo – Senhor do Terror e sobrevivente do Dark Exile. Quando ele despertou de seu longo sono, meu Lorde e Mestre me contou segredos que poucos mortais conhecem. Ele me disse que os Reinos dos Ceus Supremos e os Poços do Inferno Ardente se envolveram em uma batalha eterna. Ele revelou os poderes que trouxeram essa discórdia para o reino do Homem. Meu senhor deu o nome da batalha pelo mundo e por todos que residem nele como Sin War”


Conforme o tempo passava, os Prime Evils – Diablo, the Lord of Terror; Mephisto, the Lord of Hatred, e Baal, the Lord of Destruction – descobriram Sanctuary. Imediatamente percebendo o potencial da humanidade como uma arma contra o Céu, eles criaram uma religião chamada The Triune, para atrair os humanos para seu lado. Inarius, seguiu o mesmo caminho e montou sua própria Cathedral of Light para combater os três Prime Evils. As duas religiões travaram uma guerra constante, e as duas igrejas intereferiram na vida cotidiana dos humanos, mas ninguém, exceto os mais altos servos da igreja sabiam da verdadeira identidade por trás das religiões. Tudo isso mudou quando Lilith se libertou de sua prisão. Ela retorna a Sanctuary, e mais uma vez tenta usar os humanos a seu favor para conquistar o Céu e o Inferno.

Nesses eventos, um homem chamado Uldyssua, um descendente distante de Inarius e Lilith foi capturado. Sem que ele perceba, Lilith lhe dá poderes mágicos e o culpa, fazendo como que ele pareça culpado de matar os servos tanto da Triune quanto da Cathedral of Light. Lilith, disfarçada  de uma humana chamada Lylia, persuadiu Uldyssian a fazer o que ela desejava. Uldyssian pensou que esses poderes eram latentes nos seres humanos e, seguido por Mendeln, seu irmão mais novo, Serenthia, uma amiga da família de longa data, apaixonada por Uldyssian e filha do comerciante Cyrus, e Achilios, um arqueiro e amigo de infância, fugiram da cidade de Seram, temendo por suas vidas.

Os amigos e vizinhos de Uldyssian acabaram se voltando contra ele, com medo de suas novas habilidades e do que ele poderia fazer com eles. Uldyssian culpou o Triune, e a Cathedral pela situação na qual ele se encontrava e partiu para despertar esses poderes em outros, para que eles pudessem viver em um mundo sem a influência da Cathedral nem do Triune. A empreitada foi difícil no início, mas com a ajuda de Lilith, mais e mais pessoas que poderiam usar magia e elas se reuniram sob Uldyssian. Eles ficaram conhecidos como os Edyrem, e Uldyssian era seu líder.

Essas ações trouxeram uma certa turbulência e Lucion, líder da Triune e filho de Mephisto, mandou inimigos para caçar Uldyssian, entre eles, Malic, Damos, Gulag e Astrogha.

Mendeln, durante esse tempo, foi notado por Rathma. Rathma era filho de Inarius e Lilith e o primeiro servo de Trag’Oul, um dragão ligado ao Sanctuary, mas que não estava nem do lado do Céu nem do Inferno. Rathma treinou Mendeln como aprendizes e assim surgiram os dois primeiros Necromancers.

Enquanto isso, Lilith chegou à conclusão que seus objetivos não seriam alcançados a menos que alguma coisa fosse feita com a Worldstone. O cristal foi criado por Inarius para servir como escudo para o mundo e limitar os poderes dos humanos. Enquanto ela ainda estiver de pé, nenhum de seus exércitos humanos travariam uma guerra contra o Céu e o Inferno. Uldyssian, porém foi levado para lá e depois de uma briga com Bul’Kathos ele foi autorizado a entrar na Worldstone Chamber, ao lado de sua companheira Rathma. Depois de matar demônios-morcegos, Rathma acabou duvidando de seu sucesso e sugeriu que Uldyssian tentasse fazer com que a Worldstone favorecesse seu povo. O que ele fez surpreendeu Rathma e posteriormente Inarius. Uldyssian alterou a estrutura do cristal, algo que nem Inarius conseguiria desfazer. Esta alteração teve consequências monumentais e os Nephalem começaram a ficar mais fortes e poderosos.

Eventualmente Inarius foi arrastado para o conflito. O líder tirano do Sanctuary chegou a pensar que ele estava acima de Uldyssian e se recusou a entrar em contato direto com ele. Por causa disso, ele mandou seu fiel assistente para assassinar Uldyssian. O plano falhou e Inarius teve que recorrer a medidas desesperadas: Um pacto com o próprio Diablo. Neste ponto, os poderes dos humanos tinham crescido de forma assustadora, e um confronto era iminente. Inicialmente Inarius não via Uldyssian como uma ameaça, mas conforme seus esforços de deter os humanos falhavam, Inarius ficava cada vez mais deseperado (embora ele se recusasse a admitir). Neste momento, Inarius foi abordado por Diablo e o Prime Evil lhe ofereceu um pacto. Juntos os dois derrotariam Uldyssian e Edyerm. Ao mesmo tempo, Tyrael descobre Sanctuary e logo em seguida o Céu Supremo é notificado da existência desse mundo.

O Céu Supremo via Sanctuary e seus habitantes como uma abominação, e não hesitaram em enviar seus exércitos para o mundo de Sanctuary. Trag’Oul, o guardião de Sanctuary, usou seu imenso poder para proteger Sanctuary dos anjos, mas não conseguiu evitar a invasão por muito tempo. Uldyssian e Inarius também se desentenderam e a batalha foi a mais sangrenta que já existiu na história de Sanctuary. Ambos tinham o poder dos deuses e iam deixando rastros na paisagem conforme iam lutando. Durante a luta, uma lágrima apareceu no céu e os exércitos dos Anjos finalmente conseguiram invadir Sanctuary. Logo depois, o corpo de Uldyssian se encheu de energia e quebrou a barreira entre Inarius e a Worldstone. Inarius, sem o poder, foi facilmente derrotado por Uldyssian, e jogado em uma prisão até que o Angiris Council decidisse seu destino.

Logo depois que os Anjos invadiram Sanctuary Tyrael encontrou Uldyssian e o acorrentou. Os Demônios da Burning Hells estavam determinados a não deixar os Anjos destruirem o que eles queriam explorar. Uma nova batalha começou, desta vez com três lados. Os Anjos, de um lado, os Demônios do outro e os Edyrem no meio. Uldyssian ainda acorrentado, foi forçado a ver seu povo lutando contra os Anjos e Demônios. Tomado pela emoção, ele finalemente se libertou das garras de Tyrael e exigiu que os exércitos parassem. Surpreendentemente, todos eles ficaram congelados no tempo. Uldyssian baniu os Anjos e Demônios do seu mundo. Ele começou a mudar a paisagem para que ela voltasse a ser como era antes da destruição. Porém, seus poderes se recusaram a ajudá-lo. A única maneira de consertar tudo, seria destruindo de vez Sanctuary. Finalmente, depois de acabar com tudo, ele foi guiado por Trag’Oul.

Ele sentiu a pressão crescendo dentro dele, e preparou a si mesmo a seu mundo para lidar com ela. E quando chegou, foi uma explosão de energia que abalou as estruturas de Sanctuary. Uldyssian rugiu, mas não de dor, e sim de êxtase da transformação. Ele não era mais um mero humano, mas algo que nem mesmo os anjos e os demônios poderiam conceber. Foi Sanctuary por um momento, e todos os que o rodeavam. Sua consciência se espalhou pelo seu mundo precioso, que ele viu pela última vez.

A Redefinição do Mundo


Depois da batalha, uma reunião foi realizada entre o Angiris Council e Mephisto. Sanctuary foi completamente destruída, mas a esperança não se perdeu. Alguns, como Rathma, se confessaram com o Céu, na tentativa de poupar Sanctuary. A votação foi realizada entre os Anjos.Imperius votou contra a existência de Sanctuary e argumentou fortemente para isso. É provável que seja um antagonista em Diablo III por causa disso. A votação foi definida por Tyrael, que inicialmente parecia mostrar pouco de amor para a humanidade, algo que evidentemente tem desenvolvido ao longo dos anos depois deste evento. Juntamente com Mephisto, um acordo foi feito entre o Céu eo Inferno. Sanctuary viveria sozinha, sem guerra nem por parte do Céu, nem do Inferno. A humanidade iria escolher o que fazer com seu destino. Além de concordar com isso, Mephisto tomou Inarius para sua guarda, a quem levou consigo para o inferno. O motivo pelo qual Mephisto pegou Inarius é desconhecido.

E assim começava a redefinição do mundo. O tempo foi revertido para o ponto em que Uldyssian havia deixado sua aldeia natal e os eventos foram desfeitos para que os habitantes de Sanctuary pudessem amadurecer por conta própria, sem a influência da Triune, ou a Cathedral.

Todas as memórias foram exterminadas exceto a do Nephalem original (Os Nephalem originais eram muito poucos e que iriam acabar logo de qualquer jeito) e Mendeln (Trag’Oul salvou sua memória para que ele pudesse lembrar o sacrifício de seu irmão fez , bem como ensinar a todos os estudantes dispostos os caminhos do equilíbrio).

Serenthia é revivida e Achilios é transformado novamente em um ser humano por causa do sacrifício de Uldyssian (este é um efeito direto do sacrifício Uldyssian, não tem nada a ver com o Angiris Council ou Mephisto)

A Cathedral e a Triune não existiam mais.

Essa redefinição do mundo é o passado a partir do qual os jogos acontecerão. A primeira “versão”, com Uldyssian, não é registrada em qualquer história, mas é conhecida por alguns humanos, bem como anjos e demônios naturalmente.

O Exílio das Trevas

Então, veio uma grande revolução no inferno, conhecida como o Exílio das Trevas. Os Lesser Evils derrubaram os Prime Evils e baniram seus espíritos para o reino mortal. Os Demônios Belial (O Senhor das Mentiras) e Azmodan (o Senhor do Pecado) lutaram para reivindicar a regência do Inferno durante a indiferença dos Três Irmãos. Todo o Inferno estava polarizado entre as facções de Belial e Azmodan enquanto as forças do Paraíso eram constantemente agredidas sobre os portões do inferno. “

Azmodan, Belial, Andariel e Duriel são os quatro Lesser Evils do Inferno. Juntos, eles fizeram um complô e exilaram os três Prime Evils – Diablo e seus irmãos – em Sanctuary. Na sua ausência, Belial, o Senhor das Mentiras e Azmodan, Senhor do Pecado, engajaram em uma guerra civil entre si. Sua guerra ruge no mais profundo abismo do inferno até hoje.

O Horadim

Tyrael descobre o exílio do três Prime Evils em Sanctuary e se mobiliza para detê-los. Ele cria o Horadrim, formado pelos humanos magos mais poderosos, incluindo Jered Cain, ancestral de Deckard Cain, e Tal Rasha. Tyrael encarrega ao Horadrim a missão de capturar os três Prime Evils, dando-lhes Soulstones para aprisionar as almas de Diablo e seus irmãos dentro delas. Um a um, eles encontram os Primes e os aprisionam. Como eles não conseguem destruir permanentemente os demônios, os Horadrim são forçados a se esconder as Soulstones para todo o sempre:

Soulstone de Baal foi aprisionada dentro de um túmulo enorme construído com um único propósito: mantê-lo dentro e aos outros, fora. Baal tinha danificado sua Soulstone durante sua captura, devido à sua natureza destrutiva. Tal Rasha, sabendo que o fragmento final de Soulstone partido de Baal não era grande o suficiente para conter o Prime Evil, escolheu usar seu próprio corpo como uma prisão para Baal. Tal Rasha manteve-se no túmulo por séculos, com o Evil dentro dele.

Soulstone de Mephisto foi selada dentro de um templo em Kurast, apesar de originalmente ter sido capturada em Aranoch juntamente com Baal. Com medo de prender dois Primes tão próximos uns dos outros, o Horadrim optou por movê-lo. Os monges Zakarum foram encarregados de sua proteção.

Diablo tinha fugido para o oeste e continuou a fugir por várias décadas após a captura de seus irmãos. Eventualmente, ele foi capturado perto de onde hoje é Westmarch, e os Horadrim construíram uma catedral acima de seu túmulo para ficar de guarda. Com o tempo porém, o Horadrim desmoronou, e os Prime Evils, esquecidos.

Diablo I

Salve o sacrifício para Diablo, senhor do Terror e Destruidor de Almas. Quando acordei meu mestre de seu sono, ele tentou possuir uma forma humana. Diablo tentou possur o corpo do Rei Leoric, mas meu mestre estava muito fraco por causa da sua prisão. Meu Senhor exigiu uma espécie de âncora para seu mundo e encontrou no menino Albrecht como perfeito para a tarefa. Enquanto o bom Rei Leoric foi enlouquecido pela possessão sem sucesso de Diablo, Eu sequestrei seu filho Albrecht e o trouxe para meu mestre. Espero ser recompensado, quando ele finalmente emergir como Senhor deste Mundo

Rei Leoric

Um herói conquistador conhecido como Leoric estabeleceu-se como o rei de Khanduras, um reino no continente ocidental do Santuário. Ele nomeou Tristram como a capital deste reino e usou a catedral abandonada como seu trono e ponto estratégico de governo. Não muito depois, o conselheiro mais confiável de Rei Leoric, Archbishop Lazarus, foi atraído para as profundezas pela Soulstone do Senhor do Terror. O Arcebispo, seja por medo ou tentação, destruiu a Soulstone, liberando o espírito de Diablo que estava aprisionado. Incapaz de fazer do Rei Leoric seu hospedeiro, Diablo fez com que o Archbishop Lazarus sequestrasse seu filho, Prince Albrecht, e o levou para dentro da catedral para que Diablo pudesse corrompê-lo e assim, sendo seu hospedeiro, ele poderia se manifestar totalmente como o Senhor do Terror.

O Rei ficou louco em sua busca por seu filho perdido, e acabou matando muitos inocentes, na tentativa de encontrar e punir um culpado. Lazarus liderou os guerreiros da cidade, para dentro da catedral como uma armadilha para o açougueiro: um assecla empunhando um cutelo sangrento. A forma física do Rei Leoric então secou, mas sua alma não encontrou paz e voltou como um esqueleto gigante, vestindo ainda a sua coroa de ouro.

O Herói de Tristram
Vários heróis viajaram para Tristram, ouvindo rumores de um mal corruptor, vastas riquezas e magia arcana. O membro da Horadrim, Deckard Cain ajudou os heróis em suas viagens. Depois de retornar a Tristram, os habitantes da cidade comemoram a vitória do guerreiro, mas o herói na verdade não é mais o mesmo, está assombrado pela essência de Diablo.

O herói sai de Tristram e viaja para o Oriente em busca de respostas para seus pesadelos.

Diablo II

Prólogo
Aquele que derrotou Diablo encontra-se agora refugiado em uma taverna, se protegendo da nevasca. Talvez influenciado pelos outros bêbados ou talvez incapaz de conter o Senhor do Terror dentro de si por mais tempo, o atormentado guerreiro de repente irrompe no caos. Demônios e esqueletos aparecem e matam todos dentro da taverna. Marius, um humano observador, começa a segui-lo por motivos desconhecidos.

Act I – O Acampamento Rogue

O Campeão se torna o Dark Wanderer, e começa a partir viagem em direção ao Rogue Monastery. Uma vez lá, ele dirige as Sisters of the Sightless Eye para fora do seu manastery e ordena Andariel que impeça qualquer um que tente segui-lo.

Assim como muitos heróis chegam em Tristram em busca de riqueza, glória e aventura, muitos chegam no Rogue Encamptment por razões semelhantes. Um grupo de aventureiros se forma e começa a revirar o Monastery em busca dos Evils escondidos ali. Em seu caminho, eles encontram e resgatam Deckard Cain. Cain guia o grupo para o Monastery, onde eles derrotam Andariel e encontram passagem para Lut Gholein.

Act II – Lut Gholein

Com Marius, o Wanderer viaja do leste para lut Gholein, em busca do túmulo de Tal Rasha. Ele encontra a tumba com Tal Rasha aprisionado na última câmara. No entanto, Tyrael, que aparentemente descobriu a fuga de The Wanderer de Tristan estava ali esperando por ele. Tyrael entra em combate com o Wanderer. Baal, que estava aprisionado no corpo de Rasha, percebe a presença de Marius. Apesar de Baal ter transformado seu hospedeiro durante todos esses anos, o Prime Evil ainda é poderoso o suficiente para enganar Marius, e fazer com que ele não veja nada nele, além de um humano acorrentado. A isca funciona, e Marius acaba tirando a soulstone do peito de Tal Rasha. Isso destrói a prisão que Baal se encontrava, e junto ao seu irmão, eles seguram Tyrael e o prendem na tumba, sumonnando Duriel para evitar que o anjo os seguisse. Tyrael, sem chance de prosseguir, ordena Marius de pegar a soulstone do Baal e seguir viagem para o reino oeste de Kurast. Ali, por ordem do anjo, Marius deve entrar no portal do Inferno e destruir a Soulstone na Hellforge.

O grupo de heróis que tinha assassinado Andariel no Monastery agora procuram pela tumba de Tal Rasha, onde Baal, o Senhor da Destruição, está aprisionado. Com a ajuda de Cain, o Horadric Cube e os habitantes de Lut Gholein’s, os aventureiros finalemente encontram seu caminho para o Arcane Sanctuary. Ali, naquela realidade distorcida, eles encontram o Summoner e a entrada para o Canyon of the Magi, a entrada para o túmulo de Tal Rasha. O grupo encontra o túmulo verdadeiro e derrota Duriel, que mantinha Tyrael ali.

Agora, forçados a perseguir o Dark Wanderer e Baal, os heróis vão para o leste, para Kurast, na cidade de Zakarum.

Act III – Kurast

O Dark Wanderer, que continuava sendo corrompido pelo espírito do Diablo, estava cada vez mais forte, e Baal desejam libertar o irmão Mephisto em Kurast. O último Prime Evil aprisionado foi dado aos cudados da igreja Zakarum. Mephisto, no entanto, corrompeu toda a fé mesmo através da Soulstone e todos, exceto o lider Khalim, o Que-Haegan, cairam sob sua influência. O High Council, que já havia liderado a Ordem dos paladinos em outra ocasião, agora era o braço direito de Mephisto em Sanctuary, Assim, os dois Evils tiveram pouca dificuldade em encontrar o irmão quando eles chegaram em Kurast. uma vez reunidos, o Dark wanderer assumiu uma nova forma, como Diablo, o Lord of Terror, e os três abriram um portal para o inferno. Diablo é encarregado de recuperar o domínio do Inferno, presumivelmente da guerra Azmodan e Belial. Diablo entra pelo portal e chega ao Inferno.

Escondido dos três, Marius testemunhou o reencontro e a transformação. Embora tendo sido incumbido com a missão de se aventurar no inferno, ele não encontra coragem de cumprir o prometido e acaba indo para o bastião, para um retiro espiritual.
Os Prime Evils estão cientes que os heróis estão atrás deles e Mephisto ficou pra trás para detê-los. Ele é, no entanto, derrotado pelo grupo, sua soulstone permanece intacta e é levada para o portal do Inferno.

Act IV – A fortaleza Pandemonium

No caos, os herois se encontram no Pandemounium Fortress, que é o principal bastião do Céu na guerra contra o Inferno. A partir daqui, os Heróis são instruídos a realizar três missões importantes.

  • Encontrar Izual, o anjo caído, e matá-lo por sua traição
  • Encontrar a Hellforge e destruir a Soulstone de Mephisto
  • Encontrar Diablo em seu santuário e bani-lo do reino mortal.
Izual liderou um ataque fracassado ao Hellforge. O porquê é desconhecido, mas no ataque, ele foi capturado e aprisionado em um corpo de demônio, uma espécie de Megademon, que é evitado pelo céu e pelo inferno. Tyrael pede que Izual seja libertado de sua agonia. No início, ele aparece como sendo um personagem miserável, mas depois de sua morte, Izual afirma que ele ajudou os Prime Evils, sendo o “Mentor de seu Exílio” em Sanctuary, e que foi ele que ensinou como corromper as soulstones. Na verdade, Izual acabou desempenhando um papel crucial na história, já que sem ele, o Dark Exile nunca teria existido.

Depois de matar Izual e quebrar a soulstone de Mephisto, os herois vão em direção de Diablo. o Lord of Terror se fortalece no caos de Sanctuary, Sua arquitetura é imponente e gótica, mas sua intenção é desconhecida. O grupo de Heróis derrota Diablo e sua soulstone é destruida na Hellforge.

Epilogo

Diablo agora foi derrotado. Baal procura Marius e encontra com ele no asilo. Disfarçado como tyrael, Baal pede a Marius que ele lhe entregue a soulstone. Marius entrega a soulstone e logo depois percebe o erro fatal que cometeu. Baal mata Marius, e seu fracasso não é um bom sinal para Sanctuary.


Diablo II – O Senhor da Destruição

Act V – Harrogath

Na expansão do Diablo II, o Prime Evil remanescente retorna. Baal teve sorte em ser preso em Tal Rasha e o grande mago Horadrin era um dos poucos que sabia da localização exata da Worldstone, a barreira que escondia Sanctuary dos outros mundos. Quando Baal se apossou de Tal Rasha, esse conhecimento foi revelado pra ele e ele lança um ataque contra o Mt Arreat, a localização exata.
Seu ataque ao Mt Arreat e os Bárbaros que lá residem é um sucesso. As forças humanas são oprimidas para o Inferno e somente uma cidade Harrogath, permanece de pé. Os anciãos da cidade se sacrificaram para levantar uma barreira na tentativa de bloquear os demônios. Todos eles morreram, exceto um, Nihlathak. Baal então segue na direção do Mt arreat. É nessa cidade que os heróis chegam, e dali, descobrem pistas que podem ajudar a encontrar Baal.

No topo do Mt Arreat, reside a última proteção da Worldstone. Três heróis bárbaros Korlic, Madawc e Talic, escolhidos pelos Nephalem, estavam de prontidão de guarda no Mt Arreat, para protegê-lo de qualquer um que se arriscasse entrar, exceto os que tivessem a Relic of the Ancients. Essa relíquia estava na posse dos anciãos de Harrogath e desde que todos morreram, foi deixado para Nihlathak. Sabendo disso, Baal negociou o Relic em troca da segurança de harroghat. De posse do Relic, ele podia passar livremente pela barreira.

Os heróis, não tendo a reliquia, teriam que enfrentar os Ancients e logo, Baal. Os Ancients supostamente deveriam ajudar a humanidade, mas como os heróis não possuiam o Relic, eles iriam lutar contra, não importando quem fosse. Os Ancients foram derrotados, e os humanos conseguiram entrar em Worldstone Keep. Ali, Baal foi encontrado e morto, mas não antes de que ele conseguisse atingir a Worldstone. Tyrael aparece e garante uma passagem segura de volta para Harrogath.

Tyrael vê-se obrigado a lidar com o Worldstone corrompido. Como não resta mais opção para salvar a humanidade, ele atira sua espada contra o Worldstone e o quebra em milhares de pedaços. No momento da destruição, Tyrael aparece como se estivesse jogando uma pedra em um lago, mas as ondulações se manifestam em cacos de cristal.

E assim termina Diablo 2: Lord of Destruction, e a destruição da Worldstone ocorre 20 anos antes dos eventos de Diablo III.