terça-feira, 22 de novembro de 2011

Interpretando um Anão em Azeroth

Saudações, leitores.

Na intenção de melhorar o entendimento de todos no que diz respeitos aos meandros da história de Azeroth, estou oficialmente xupinhando material do excelente PORTAL WOW. Existe uma coluna chamada “jogando de...”, que procura dar dicas interpretativas pra quem joga RPG de mesa ou faz RP online. Vou deixar o post no original e espero que não exista muita confusão com os nomes, que estão em ingles. Hoje vamos com os Anões!

Para conhecer as regras para se jogar com Anões de Azeroth, adaptadas para o Asgard RPG, CLIQUEAQUI!


Duas raças tiveram uma grande movimentação política no Cataclysm.  A primeira foram osTaurens, que perderam seu amado líder Cairne Bloodhoofquando este desafiou Garrosh Hellscream para um duelo em que perdeu. A segunda foram os Anões de Ironforge, que também perderam um líder, mas não por causa de duelos, tensões políticas ou algo assim… perderam seu amado rei quando este tentava e salvava o mundo.

O problema no caso dos Taurens foi que seu líder só morreu no duelo por causa da interferência da tribo Grimtotem. Já o problema dos Anões começou após a morte do rei Magni. Os Taurens seguiram com a linhagem de liderança convocando Baine, filho de Cairne – já os anões… bem, a filha do rei sempre esteve do lado do inimigo, os Anões Dark Iron. E o que isso dá a você, jovem anão RPGista? Muita história para se basear!

Características
  • Anões são menores que Humanos mas maiores que Gnomos, são corpulentos e usam dessa vantagem sempre que possível.
  • Anões gostam de planejar antes de encarar um desafio, mas a maior parte deles perdem o temperamento e o auto controle quando provocados ou quando a situação está muito tensa.
  • Desde que se encontraram, Anões de Ironforge e Humanos tornaram-se as raças mais aliadas do jogo – muito mais até que Orcs e Taurens ou Orcs e Trolls. A aliança entre Humanos e Anões vai muito além do simples “eu te ajudo companheiro”.
  • São ótimos na modelagem de ferro e aço, possuem facilidade em criar armas e supostamente são os inventores da arma de fogo.
  • Quando em batalha são aliados fervorosos e de muito valor, são raríssimos os casos em que um anão trai os seus aliados.
  • Anões gostam de cachimbos e não perdem a oportunidade de experimentar queimar alguma erva ou substância nova. Eles também são mais resistentes à efeitos de intoxicação e envenenamento.
  • Anões amam cerveja! Toda casa anão terá seu depósito com barris de cerveja e muitos anões até se dedicam a buscar a cerveja perfeita.
  • Anões possuem barbas grande e longas, muitos deles frequentemente escondem coisas dentro de suas barbas.
  • Os anões possuem maior senso de visão no escuro do que qualquer outra raça, isso por causa do grande tempo que viveram dentro de montanhas.

Língua


A língua dos anões é o Dwarven, seria Anãozês? Essa língua não era escrita, apenas falada. Quando precisam registrar alguma coisa, como seus livros, eles o fazem na língua Comum, ensinada pelos Humanos. No entanto é comum escritas anões conterem símbolos em uma mistura de Comum com símbolos Titãs.

Algumas Palavras
  • Bael Modan = Montanha Vermelha
  • Draig’cyfail = Coração de Dragão – um título dado ao mago Rhonin
  • Dwyar’hun = Arco Estrela – uma antiga besta dos anões com bolas de espinho usadas como projéteis.
  • Gwyarbrawden = Um pacto de sangue entre guerreiros anões. Esse pacto garante que um anão sempre irá vingar a morte do outro, não importa o que seja preciso para isso.
  • Haggis = Confiança
  • Khaz Modan = Montanha de Khaz – Khaz foi um titã de nome Khaz’goroth
  • Loch = Lago
  • Lorn = Terra
  • Magna = Protetor
  • Thane = Rei ou Rei da Montanha

Alguns Nomes
Na cultura anã, nomes de família indicam seu clã. Algumas famílias usam nomes derivados de nomes de honra ou ganhos com algum feito. Por exemplo, o nome verdadeiro de Falstad Ladrão de Dragões é Falstad Wildhammer. Seu nome pode ser passado para seus descendentes, mas cada anão tem o direito de escolher.
  • Nomes Masculinos: Barab, Aradun, Thorin, Magni, Garrim, Wenderl, Thurimar, Kazdun, Hagrim, Dondar e Soldrin.
  • Nomes Femininos: Chise, Helge, Ferya, Furga, Krona, Imli, Kella, Lorim, Ar-ya e Senica.
  • Nomes de Famílias: Forja de Trovão, Barbas de Bronze, Maça Cruel, Espinho de Aço, Vomitador de Cerveja, Garra de Fera, Grande Barba, Domador de Trovão e Profeta do Vento.

Criando Sua História

A Morte Do Rei
Não se sabe bem se Magni Bronzebeard morreu, na verdade ele foi petrificado, virou um diamante em um ritual onde tentava descobrir porque os elementais estavam revoltados. Esse ritual foi encontrado em uma inscrição achada nas profundezas de Ulduar, casa do deus antigo Yogg-Saron. Hoje Magni pode ser visto em baixo da sala do trono de Ironforge como uma bela escultura de diamante.

Magni era um líder extremamente amado, ele se preocupava com seu povo. Sua morte foi uma tragédia que afetou praticamente todos os anões de Ironforge, até os corações mais duros sofreram com a perca do amado líder. Todos em Ironforge sabem o que aconteceu com ele e podem ter contato com ele através de seu corpo petrificado em diamante. Como o seu personagem foi afetado com a morte de Magni? Ele venerava Magni como líder? O que ele acha de Magni próprio ter feito um ritual encontrado em um local tão estranho quanto Ulduar?
A Chegada Do Conselho

Após a morte de Magni, Ironforge ficou sem um líder… até a filha de Magni, Moira, aparecer e exigir a coroa. Isso liderou à um estado de lei marcial em Ironforge até a interferência da Aliança. Moira não poderia ser morta por seus atos, porque ela tinha o direito legítimo de possuir a coroa de Ironforge. Para resolver isso,Varian Wrynn criou o Concelho das Três Maças, com representantes dos Dark Iron, Bronzebeards e Wildhammer, para se reunirem e representarem cada um os seus anões.

Todo anão será influenciado por isso, os Bronzebeards eram aliados dos Wildhammers e vivam em paz e até em uma amizade relativa, mas os Dark Iron eram inimigos de todos eles. Ironforge agora é regida por um concelho representado por cada grupo e ter um representante dos Dark Iron no poder é no mínimo revoltante para os demais anões. Como seu anão foi afetado pela política? O que ele achou da interferência da Aliança em Ironforge? Como ele se sente de um humano ter modificado a forma de liderança de Ironforge? O que ele acha do concelho? Ele concorda com um Dark Iron no poder?

Novos Cidadãos Em Ironforge

Desde a criação do Concelho, membros dos três clãs estão muito mais presentes em Ironforge e nas cidades dos Anões de Ironforge. Antigamente dificilmente se via anões Wildhammer nessas cidades, quem dera anões Dark Iron – que desde a traição na Guerra das Três Maças perderam totalmente a confiança. Mas agora em todo canto que você andar topará com um deles.
Se a casa do seu personagem for Ironforge, isso significa que você tem um inimigo dentro de casa, o pior é que você ainda está dando comida, cerveja, cama e roupa lavada pra ele. Como seu personagem lida com isso? Será que ele ainda considerará Ironforge como uma casa? Como ele se sente tendo que dividir espaço com os Dark Iron? E com os Wildhammers?

• • •

Apesar dos anões terem tido uma grande movimentação na política, isso não necessariamente deve virar foco de todo jogador Anão. Jogadores que escolheram participar de grupos como a Explorer League, ou até que vivem mais afastado da cidade, não precisam dar tanta importância a esses fatos.
Também é possível ter anões shamans agora, esses muito provavelmente são anões Wildhammer ou foram treinados por Wildhammer. Lembrando que o Wildhammer não é inimigo de Ironforge, mas também não é lá amigos… está mais para neutro.
Jogar RPG de anão te abre muitas oportunidades e coisas a se pensar. O Cataclysm trouxe todo um novo ponto político para os anões analisarem. Não só político mas também social, ter que conviver com inimigos não deve ser nada agradável. Você sempre poderá ser aquele explorador fanático que sempre carrega cerveja, mas não se esqueça que ele pode ter uma das histórias mais legais no mundo do RPG.


3 comentários:

  1. Excelente!

    O background dos anões de Azeroth chega a se igualar ao criado por Tolkien para os descendentes de Durin. O clã Barba Bronze lembra muito os Barbas Longas, sendo guerreiros honrados e implacáveis em combate, e os WildHammers são absolutamente incríveis por ligar toda a honra e tradição guerreira dos anões a uma tradição mais shamanista. Junto aos Tauren, são minha raça favorita no jogo.

    Já os Dark Iron, anseio muito pelo dia em que os malditos sejam expulsos de Ironforge com machados cravados em seus crânios imundos...

    ResponderExcluir
  2. POR IRONFORGE!!!!

    MORTE AO DARK IRON!!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, Odin. O pessoal de WoW conseguiu criar uma complexidade política muito atraente para os anões.

    ResponderExcluir