quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Interpretando um Humano em Azeroth

Saudações, leitores.

Na intenção de melhorar o entendimento de todos no que diz respeitos aos meandros da história de Azeroth, estou oficialmente xupinhando material do excelente PORTAL WOW. Existe uma coluna chamada “jogando de...”, que procura dar dicas interpretativas pra quem joga RPG de mesa ou faz RP online. Vou deixar o post no original e espero que não exista muita confusão com os nomes, que estão em ingles. Para começar, vamos com a nossa primeira raça aqui tratada: os Humanos!

Para conhecer as regras para se jogar com Humanos de Azeroth, adaptadas para o Asgard RPG, CLIQUE AQUI!


Escrito por Granfino:


Para muitos, os humans são a principal raça do jogo, por isso seria fácil de jogar RPG, afinal, eles são iguais aos humans do mundo real, então não deve ter complicações… ledo engano. No mundo real não temos outra raça tão inteligente quanto nós e isso já é algo que deixa os humans de Azeroth 100% diferentes do mundo real. Aliás, em Azeroth, os humans são uma raça bem nova e com período de vida muito mais curto que as demais raças. Aliás, os humans são uma versão mutante dos vrykuls.
Para completar, os humans de Azeroth estão sempre em guerra, desde os início de sua história até o dia de hoje, guerras e mais guerras vem provando o valor dos humans. Primeiro os orcs, depois a Scourge e então a Burning Legion. No Cataclysm não é diferente. O ponto positivos disso tudo? RPG é o que não falta para os humans.

Características
Entre as raças, são os humans que mais possuem diferença entre si: a cor da pele pode ser entre vários tons, dos mais claros aos mais escuros. Olhos e cabelos também podem possuir cores diversas.
  • Humans são extremamente orgulhosos e ambiciosos por natureza.
  • Humans também são os que mais possuem diferenças entre si quanto à atitude: nobres ou arrogantes, pacíficos ou guerreiros. Essa diversidade também é que qualifica os humans a terem o maior número de vilões importantes no jogo.
  • Humans preferem viver em sociedade, para melhor proteção e qualidade de vida.
  • Humans não possuem muita afinidade com a natureza e não entendem a ligação que Taurens e Night Elves, por exemplo, possuem com ela.
  • Reis lideram os humans, embora na maioria das vezes, as decisões mais importantes para a sociedade são escolhidas por um grupo formado pelos humans mais ricos dentro daquela sociedade.
  • Existem dois tipos de humans, os infiéis: aqueles que mudam de lado muito rápido, basta a incerteza e insegurança tomá-los que eles facilmente traem seus líderes e buscam líderes e grupos alternativos, e os extremamente fiéis: aqueles que lutam e protegem seus líderes não importa qual seja a situação. Não existe um meio termo.
  • Humans possuem a vida curta, com 55 anos já estão velhos, acima dos 70 já são vulneráveis e quase nunca passam dos 100 anos, embora seja dito que alguns já alcançaram até 110 anos de idade.
  • Stormwind é o maior reino de humans do jogo, são eles que lideram todos os humans aliados à Aliança.
  • Humans são altamente emotivos, e dentre todas as raças, são os que mais agem por impulso.
  • Poder é algo que os humans levam muito a sério, por isso é comum que Mages tenham facilidade em se tornar líderes de grupos.
  • São raros os humans que se casam com outras raças, mas eles existem, como o líder da Kirin Tor que é casado com uma High Elf.

Língua

Os humans falam o Common, que também é a língua oficial da Aliança, mas eles possuem facilidade em aprender outras línguas e geralmente sabem, ao menos, entender o que outras raças da Aliança falam em sua própria língua. No geral, o Common parece ser idêntico ao Inglês real, mas além do alfabeto que conhecemos, o Common possui mais três alfabetos, todos usando caracteres desconhecidos.
Um fato interessante é que qualquer raça inteligente pode falar o Common, até raças da Horda, mas infelizmente, ainda durante os testes em beta do World of Warcraft, vários jogadores não sabiam se portar usando a mesma língua que seus oponentes, e então a Blizzard removeu o Common do dicionário in-game da Horda, mas não se engane, no RPG qualquer raça inteligente pode entender o Common.

Alguns Nomes
Humans usam sobrenome de família, mas não é raro ver um human que troca seu sobrenome para demonstrar algum feito que já tenha realizado.
  • Nomes Masculinos: Merander, Gyram, Darrick, Hebry.
  • Nomes Femininos: Lilla, Merian, Richelle, Ammi.
  • Nomes de Família: Renn, Townguard, Silversmith, Runetouch

Criando Sua História

Wrath Of The Lich King
Na guerra em Northrend, várias vidas foram perdidas, no fim da guerra, a soma de mortos, só entre os humans, já passava dos 50 mil. O Lich King foi finalmente derrotado, mas à um custo enorme para os humans, que não tinham descanso contra a Scourge e contra a Horda. Quase todos os humans estiveram envolvidos de alguma forma com a guerra em Northrend, ou seja, ela afetou a todos os humans.
Como seu human esteve envolvido em Northrend? Ele perdeu alguém que amava? Ele possui alguma marca da guerra? O que ele acha da Horda? Ele sabe que a Horda também ajudou a derrotar o Lich King? O que ele acha da quantidade de mortos, valeu a pena ou teria sido melhor de outra maneira?

Lordaeron
Durante a guerra em Northrend, a Aliança teve até que atacar Undercity, após os eventos do Wrathgate. Embora o rei Varian Wrynntenha ordenado um limpa dos forsakens, eles voltaram com tudo no Cataclysm, até usando a mesma praga do Wrathgate para dominar uma cidade da Aliança: Southshore.
Seu human é dessa região, Southshore ou Lordaeron? O que ele achou dos ataques? Ele ainda tem esperança contra os Forsakens? Ele mora em Stormwind ou nos arredores da região? O Rei Varian prometeu retomar Undercity, mas ainda não fez nada para isso, o que acha disso?

Gilneas
Durante a Second War, o reino de Gilneas abandonou a Aliança, alegando que possuía poder e dinheiro para se defenderem sozinhos, assim se trancaram do mundo, até recentemente. Hoje eles já são mais humildes e sabem que dependem das outras raças para sobreviverem. Para piorar eles ainda estão amaldiçoados com algo que os transforma em feras, embora digam que possuem o controle disso.
O que seu personagem acha da volta dos Gilneans? O que ele acha da maldição? Ele consegue confiar nos Worgens? Ele está buscando uma cura para os Worgens ou preferiria que eles fossem exterminados?

Varian Wrynn
Somente após os eventos em Outland é que o rei Varian voltou. Até então a Aliança era liderada secretamente pelaOnyxia, que negava qualquer ajuda às cidades mais necessitadas do reino, como as vilas que ficam em Westfall, Redridge, Duskwood, entre outras. Mas com a volta do rei Varian… nada mudou, essas vilas parecem ter sido esquecidas pelo Reino e o pouco que evoluíram, foram por causa de suas próprias ações.
Seu personagem veio dessas regiões? Como ele vê essa situação? Ele apóia o rei em suas decisões ou acha que ele poderia fazer mais? Você acha que o rei dedica muito do poder da Aliança para a guerra, ao invés de para seu povo? Seu personagem gostaria de ter outro rei?

A Horda
No Cataclysm a Aliança também não teve trégua, muito menos os humans, estes estão cada vez mais escassos. A quantidade de humans morrendo todos os dias são grandes e a Horda parece estar se dando melhor em todas as batalhas enfrentadas pelas duas facções. Além disso, do lado de lá já houve um líder que buscava paz entre as raças, enquanto do lado de cá só havia um rei disposto a matar todos os orcs do mundo.
O que seu personagem acha disso? Ele já lutou em grandes batalhas contra a Horda? Ele já testemunhou a fúria da Horda? O que ele acha de tal de Thrall? Ele acredita que um dia a paz possa ser alcançada?

• • •

Não é fácil ser um human. E está ficando cada vez mais difícil ser um no World of Warcraft. Eles ainda são numerosos, conseguem se multiplicar relativamente rápido, mas o número de mortos é cada vez maior, os humans há muito não sabem o que é paz, acordam pensando em guerra, dormem pensando em guerra. O principal do seu personagem é saber como ele lida com isso, por que isso pode ser decisivo para as outras características dele.
Ainda assim, a quantidade de características diferentes que os humans podem ter é o que faz dessas raças uma das mais legais para se jogar e criar uma história.

5 comentários:

  1. Pelas minhas barbas!

    Este foi um pergaminho deveras interessante! Achei apenas que não foi feita muita justiça a Varian Wrynn; ele foi um líder melhor e mais justo do que a Onyxia e junto a Thrall já tentou alguns acordos de paz; o filho dele, inclusive, recebeu uma espécie de "batismo" realizado por Thrall, como consta na wowpedia.

    ResponderExcluir
  2. Salve Odin. É um material muito legal mesmo. Sobre o rei, eu acho que você tem um pouco de razão. A questão é que Onyxia estava mesmo manipulando todo o reino com seu disfarce mortal, deixando algumas áreas da Aliança completamente abandonadas. E dentro do jogo você que essa situação continua na mesma, o que fomenta a ideia de que Varyan não fez muito em sua volta. E, sendo bem sincero contigo, eu não entendo de onde vem todo o ódio dele para com a Horda. Em seu tempo de exílio, ele viveu entre membros da Horda, inclusive, como gladiador e tal. Eu acho que ficou até um pouco forçado, para motivar novamente a guerra Aliança x Horda. Nas novas sequências do jogo a Blizzard prometeu dar uma atenção maior a ele e tentar fazer com que ele se trne um líder tão amado e respeitado pelos jogadores quanto o Thrall é.

    ResponderExcluir
  3. Sim, o ódio de Varian pela Horda parece ter sido parcialmente justificado por causa daquele episódio onde uma facção traidora dos Forsaken se voltou contra todos e matou muitos humanos. Outro ponto que foi usado para tentar justificar o sentimento foi a liderança totalmente agressiva de Garrosh (que desagradou inclusive Taurens e Trolls). Mas concordo plenamente contigo; não há o que justifique esse ódio todo senão uma desculpa para colidir Aliança e Horda novamente.

    Fico feliz em saber que os produtores tomarão medidas para remediar esta situação.

    ResponderExcluir
  4. olha...não sei onde eu li (acho que foi no comics oficial do wow), mas parece que esse ódio da horda, também se deve ao fato da traição da "meio-orc" Garona que assassinou o rei Llane na primeira guerra entre orcs e humanos (warcraft 1)...

    ResponderExcluir
  5. Lembrou de algo relevante, Anônimo. Mas, ainda assim, isso seria motivo para qualquer um odiar a Garona e não me explica perfeitamente o ódio irracional do Varian, tendo em vista que ele conviveu com membros da Horda ao passar um tempo como gladiador. Em fim, eu espero que ele seja mesmo valorizado, porque o Thrall é um verdadeiro herói e depois do Cataclysm, não tem como não ser fã do cara.

    ResponderExcluir