terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Interpretando um Tauren em Azeroth!

Saudações, leitores.

Na intenção de melhorar o entendimento de todos no que diz respeitos aos meandros da história de Azeroth, estou oficialmente xupinhando material do excelente PORTAL WOW. Existe uma coluna chamada “jogando de...”, que procura dar dicas interpretativas pra quem joga RPG de mesa ou faz RP online. Vou deixar o post no original e espero que não exista muita confusão com os nomes, que estão em ingles. Hoje vamos com os Taurens!

Para conhecer as regras para se jogar com Taurens de Azeroth, adaptadas para o Asgard RPG, CLIQUEAQUI!

Escrito por Granfino:


A Horda viveu várias mudanças drásticas no Cataclysm. No WoW Original a Horda lutava pela sua falta de Recursos. No Cataclysm, graças aos esforços de Garrosh Hellscream, a Horda expandiu suas fronteiras. Com a ajuda dos goblins, Azshara está sendo minerada e gerando muitos recursos lucrativos, terras estão sendo conquistadas por toda Kalimdor… as coisas finalmente estão mudando para a Horda! Mas apenas se você estiver em Orgrimmar é claro, nos outros lugares, as terras estão cheias de terrores e tragédias.

Se quiser jogar RPG de Tauren, terá algo dramático para criar com o Cataclysm. Você perdeu um líder, vários acampamentos taurens sumiram do mapa, a luta intra-racial entre os Grimtotems e os taurens de Thunder Bluff, continuam à todo vapor. E é nesse momento que as histórias de RPG podem ficar mais interessantes!

Características
  • Os Taurens evoluíram sem a necessidade de uso de pedras, aço ou de conquistas. São pacíficos até precisarem batalhar, quando se tornam uma das raças mais perigosas de Azeroth.
  • Taurens não gostam de conversar, raramente o fazem, no lugar preferem agir.
  • As crenças religiosas dos Taurens não é muito aberta à guerras, por isso, mesmo que precisem, eles não gostam de derramar sangue.
  • Taurens anciões quando precisam resolver alguma disputa, se enfrentam em um ritual muito parecido com um duelo.
  • Os Taurens nunca foram de gravar suas histórias, a maior parte do que sabem foram passadas de gerações em gerações.
  • Os Taurens tentam não desperdiçar nada que a natureza lhes tenha dado, além disso eles são muito generosos.
  • Os Taurens não atacam nem mesmo inimigos da Aliança, a menos que sejam ameaçados.
  • Só há uma raça que Taurens não hesitam em atacar: Os Elfos Superiores, o uso intensivo de magia por eles, envenena o ar em sua volta que é insuportável aos Taurens.
  • Em compensação eles veem os Elfos da Noite como uma raça a se respeitar, às vezes tem até medo deles, por achar que são semideuses.
  • Taurens não gostam de Undeads, por causa de sua própria natureza. Eles também ainda suspeitam dos Trolls Darkspears, que só deixaram de ser canibais há pouco tempo e só por causa da Horda, algo que os Taurens não toleram.

Língua
Taurens falam o Taur-ahe e o Orcish. Os Taurens possuem facilidade em aprender línguas, embora não gostem de conversar muito. Também não costumam escrever coisas, até mesmo suas histórias são passadas boca a boca.

Alguns Nomes
O primeiro nome de um Tauren reflete à alguma característica visual sua, já o sobrenome dos Taurens reflete ao nome de sua família. Os Taurens possuem vários nomes. Quando nascem recebem um nome de seus pais e recebem outro nome quando chegam na idade adulta. Se realizarem algum feito de grande orgulho, eles podem receber outro nome em homenagem a tal fato. E ainda, se quiserem, podem ter mais um nome exclusivo para quando estiverem na presença de estrangeiros.

  • Nomes Masculinos: Azok, Bron, Turok, Garaddon, Hruon e Jeddek.
  • Nomes Femininos: Argo, Serga, Bessey, Beruna e Halfa.
  • Nomes de Família: Espinho Escuro, Casco de Trovão, Chifre de Tempestade, Talhador de Penas, Quebrador de Pedras, Perseguidor de Planícies e Espírito Andante.
Criando Sua História

A Perda Do Líder
Cairne Bloodhoof, amado líder dos Taurens e fundador de Thunder Bluff, perdeu sua vida ao enfrentar Garrosh Hellscream em um duelo. Apesar da espada de Garrosh estar envenenada, Cairne estava enfrentando ele em um duelo de vida ou morte. Ou seja, ele não aceitava de forma nenhuma a liderança da horda pelo orc. Mas por algum motivo, o filho de Cairne, Baine Bloodhoof, decidiu manter a aliança com essa Horda liderada por Garrosh.

Cairne foi um símbolo único para os Taurens. Antes dele não há registros de alguém que realmente tenha mudado a vida dos taurens, afinal eles eram nômades divididos em várias tribos. Cairne foi quem reuniu todas essas tribos e tirou os Taurens dessa vida nômade. Agora, os Taurens estão em um tempo incerto, mesmo que o atual líder esteja tentando, ao máximo, seguir os passos do pai. Como seu personagem reage a isso? Ele concorda em continuar servindo a Horda? Ele continua servindo a Horda ou resolveu viver livre da facção? A morte de Cairne afetou ele profundamente ou ele realmente não se importa tanto com isso? Ele está mais do lado de Garrosh ou dos Taurens?

Os Grimtotems
Com a morte de Cairne, os Grimtotems aproveitaram para dar o bote, mas Baine foi esperto para impedir que eles conseguissem tomar Thunder Bluff. Mas a questão é, será que só os Grimtotems querem tomar Thunder Bluff? Aliás, esse não é o único combate em que os Taurens estão envolvidos. Camp Taurajo foi destruída pela Aliança e os Taurens até tiveram que construir uma muralha entre Mulgore e o resto mundo. Fora os quillboars, que nunca pararam de atacar o Camp Narache.

Se seu personagem for de nível baixo, ele estará lutando contra quillboars, aliança e até contra outros taurens. Algo bem violento para uma raça pacífica, não? Como seu Tauren pensa? Ele gosta ou não de toda essa violência? Ele procura se afastar de batalhas ou não deixa de entrar em uma? Seu Tauren perdeu alguém da família nessas lutas?

Natureza Falando
Mas não são só as criaturas de Azeroth que estão atormentadas no Cataclysm. O próprio mundo está sendo destruído, os elementais estão em caos total. O cânion de Thousand Needles foi inundado, um local povoado tipicamente por Taurens. Os Taurens sempre tiveram em sintonia com a natureza e podem sentir ela pedindo por ajuda.

Se você for um Tauren druida ou shaman, isso é algo que te afetará profundamente, até mais do que ter que lutar contra outras raças. Como seu Tauren se sente com essa devastação trazida por Deathwing? Como o comportamento do seu Tauren foi afetado por causa dessa ligação com a natureza? Será que ele acha que a Mãe Terra (criadora dos Taurens, segundo eles mesmos) está punindo os Taurens por algo que eles fizeram?

An’she e A Luz
An’she é o segundo olho da Mãe Terra. O primeiro olho é o Mu’sha, o olho que os Taurens sempre veneraram. Mas An’she foi descoberta e muitos taurens seguem o caminho de An’she. Eles são conhecidos como Sunwalkers e são os priests e paladinos dos Taurens.

Se seu Tauren é um paladino ou priest, isso afeta bastante ele. Se não for, o surgimento de An’she também é uma grande mudança, afinal é quase como falar para um religioso que acredita em um deus só que existem dois deuses, mas que pensam e agem de forma diferente. Seu tauren segue qual caminho? Porque ele escolheu seguir este caminho? O que ele acha de An’she? Ele confia nos Sunwalkers? Ele agora está ainda mais curioso para saber o que ainda não foi descoberto na cultura Tauren?

• • •

Os Taurens são uma das duas raças com enormes mudanças políticas e culturais que vieram com o Cataclysm, e como tal, há vários elementos que você pode explorar para seu personagem. A quantidade de coisas acontecendo com os Taurens deixa o roleplay deles um dos mais difíceis, pois haja cabeça para interpretar e lembrar de todos os acontecimentos que estão afetando eles.
Leve sempre em conta que os Taurens são um povo pacífico. Dá para se fazer histórias interessantes disso. Seu tauren, por exemplo, pode estar terrivelmente devastado com os eventos do mundo. Ou ele pode estar usando todas as suas forças para retomar o que perderam. Ou ele pode ser um Tauren extremamente pacifista que ignorará a maior parte de combate que puder. Uma coisa é certa, jogar RPG de Tauren nunca esteve tão interessante!



3 comentários:

  1. Muito bom. Minha raça favorita em todo o jogo.

    Quanto à decisão de Baine, podemos compreender melhor tanto ela quanto a sabedoria do novo líder Tauren na história "As our Fathers before us".

    Recomendo fortemente a leitura a todos, não apenas por conta da excelente mitologia do jogo, mas sim por conta da sabedoria contida nestas linhas.

    ResponderExcluir
  2. Os taurens são muito legais, definitivamente uma das raças mais bacanas de WoW.

    ResponderExcluir
  3. De certo que sim. Ainda não li esse conto. Estou esperando o pessoal da Blizzard traduzir pra ler todos na sequência.

    ResponderExcluir