quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Titãs

Saudações, leitores!

No último post nós vimos uma explicação geral do que são os dragões em Azeroth, hoje veremos um resumo sobre os seres que criaram estes dragões para salvaguardar o mundo. Aqueles que colocaram Azeroth em ordem, exilando os Velhos Deuses em suas prisões, os Titãs!

Os Titãs, também conhecidos como Criadores, Viajantes (para os trolls) ou Grandes Antigos (para os Oráculos), formam uma raça de seres extremamente poderosos que só podem ser taxados como deuses. Estes gigantes metálicos viajam pelo cosmos trazendo a ordem aos mundos.


Apenas recentemente os Titãs tem sido assunto entre os povos de Azeroth. Fato que se deve aos anões, especialmente a Guilda dos Exploradores, que tem investigo em escavações e pesquisas para entender o passado dos seres de Azeroth. É do conhecimento de alguns grupos estudiosos, devido as últimas atividades da Legião Ardente, que o grande vilão da longa história deste mundo sempre foi Sargeras, o titã caído. É sabido que a raça dividia-se em dois tipos particulares, os Aesir e os Vanir, liderados pelo Panteão, aqueles mais poderosos dentre os dois grupos. Seus corpos sempre são retratados como humanoides, imensos, de pele metálica e de uma perfeição assombrosa.

O pouco conhecimento específico que se tem sobre os titãs vem de escavações dos anões e algumas lendas dos elfos da noite. Os humanos sempre nutriram crenças sobre poderosos semideuses que caminharam no mundo num passado remoto. Lendas falam sobre grandes entidades que moldaram a terra e o deixaram-na seguir seu próprio caminho. Algumas ruínas espalhadas por Azeroth – Uldum no deserto Tanaris, Ulduar na Nortúndria e Uldaman em Khaz Modan – são conhecidas como ruínas titânicas. Destes dois grupos de seres, os aesires são apontados como os mais fortes, sábios e ágeis, enquanto que os vanir representam uma maior resistência em antigas escrituras.

Cada um dos titãs parece relacionar-se com algum elemento, ou energia, em especial e é a ela que o ser se dedica em suas criações. Acredita-se que sejam seres invencíveis vivendo ainda hoje vagando pela Escuridão Além, moldando mundos e ordenando a existência. Dentre aqueles que acredita-se terem colocado sentido no caos, controlado pelos Deuses Antigos, de Azeroth, estão:

Aman'Thul – Um Aesir de imenso poder. Líder do Panteão e irmão de Sargeras, o traidor. Consorte de Enoar. A ele é atribuída a criação de Nozdormu, o Aspecto dragão de Bronze. Dando-lhe o poder do tempo, para que mantivesse uma vigília constante das eras e história de Azeroth.

Norgannon – O mais sábio dos Aesir. Senhor da magia arcana e do conhecimento, foi aquele que deu vida a Malygos, o Aspecto dragão Azul. Dando-lhe o controle da própria mágica do mundo, para que houvesse uma vigília constante sobre o seu uso. Os Discos de Norgannon são procurados pelos anões, pois contém muito do conhecimento antigo.

Khaz'Goroth

Khaz'Goroth – O vanir que encarregou-se de moldar as formas terrenas de Azeroth. Ergueu montanhas e formou vales. Seu nome faz uma imediata alusão a terra dos anões de Khaz Modan e é provável que toda a raça tenha sido criada por ele. Responsável pela criação da Revoada dos dragões Negros, liderados por Neltharian, Khaz'Goroth deu-lhes o controle sobre a terra. Devido loucura, Neltharion abandonou seu dever original e tornou-se o corrompido e vil Asa da Morte.

É importante perceber que não existe contato entre as raças de Azeroth e os Titãs, nem mesmo os Dragões sabem sobre o destino destes seres. O máximo que jogadores podem saber virá através de pistas perdidas em achados arqueológicos, teorias e meias verdades. Particularmente, acho um contexto de jogo muito interessante. Algo que poderia até mesmo unir personagens de facções diferentes, motivados pela curiosidade.

4 comentários:

  1. Realmente, esta é uma parte interessantíssima da mitologia de Azeroth.

    Deuses um pouco mais "distantes", como estes Titãs e os Valar do universo de Tolkien são elementos fascinantes dentro de uma ambientação, especialmente por sair daquele esteriótipo de clérigo fanático e disputas tolas entre Igrejas.

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, bem interessante mesmo. Parabéns pelo post, nobre J. Neves!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários, pessoal!

    A questão dos titãs é mesmo interessante por esta indiferença quase que total deles para com o mundo de Azeroth hoje. Nem as mentes mais poderosas do mundo saberiam dar respostas certas sobre os mesmos.

    ResponderExcluir